Reflexão
No início do ano comecei logo por estudar e fazer resumos sobre a membrana plasmática, nomeadamente a estrutura membranar, bem como os movimentos membranares, porque, como é várias vezes referido pela professora, esta matéria é essencial para compreender o que vem a seguir. Fi-lo também por ter sido a matéria onde tive mais dificuldade.
Realizei um estudo contínuo ao longo deste período e penso que deu resultado, pois as notas dos testes melhoraram bastante em relação ao 10º ano. Apesar de ter tido algumas dificuldades em matérias já referidas por mim no separador 'trabalho de aula', penso que, em geral, todas foram ultrapassadas.
Nas fichas que realizamos na aula, noto que onde tenho mais dificuldade é nas de texto/resposta.
O segundo período, tenho a dizer que foi de altos e baixos. Comecei bem, não senti grandes dificuldades, mas, à medida que íamos avançando na biologia de 11º ano, senti que tudo se começou a complicar.
Como já referi, estudo lendo e fazendo resumos e depois falo para consolidar conhecimentos.
Apesar de estar bastante confiante para o teste intermédio porque tinha realizado o de anos anteriores e até me tinha saído bem, a nota não foi de todo a melhor. Mais uma vez, a minha grande dificuldade está em compreender os textos de biologia e formular um raciocínio que me permita relacionar esses mesmos textos com a matéria já dada.
Admito que isto é um ponto desmoralizante, no entanto, não é por uma nota menos boa que vou desistir da disciplina ainda por cima, gostando dela.
Admito que neste terceiro período venho um bocado desmotivada uma vez que gosto e esforço-me para obter bons resultados nesta disciplina, mas maior parte das vezes, e sei que a professora não gosta que eu diga isto, não consigo. Isto à partida poderia significar que estou a desistir, mas não estou. Apenas mostra que é frustrante gostarmos de uma coisa, mas não termos as capacidades que gostariamos para a conseguir realizar com, pelo menos, o sucesso que desejávamos.
Uma vez que é um período pequeno e só se vai dar geologia, apesar de não gostar tanto como gosto de biologia, vou-me esforçar ao máximo para conseguir ter bons resultados