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Membrana Plasmática

A membrana plasmática não é totalmente impermeável - constitui uma barreira selectiva, através da qual se processam trocas de substâncias e energia entre a célula e o meio exterior.

  • Constituição da membrana plasmática:
  1. Proteínas:

    Podem ter uma função meramente estrutural ou intervir no transporte de substâncias através da membrana;

    Funcionam, ainda, como receptores de estímulos químicos, vindos do meio extracelular;

    Funcionam igualmente como enzimas, catalisando reacções que ocorrem na superfície da célula.

 

      2. Lípidos:

    São maioritariamente fosfolípidoa, coletrol e glicolípidos; (o colestrol é insolúvel em água)

    Os fosfolípidos e os glicolípidos são moléculas anfipáticas  -> moléculas que possuem uma extremidade polar que é hidrofílica - tem afinidade com as moléculas de água - e uma extremidade apolar que é hidrofóbica - não tem afinidade com as moléculas de água.

 

      3. Glícidos:

    Situam-se na parte exterior da membrana;

    Têm um papel importante no reconhecimeno de certas substâncias por parte da célula.

 

Proteínas Membranares:

Proteínas Periféricas (extrínsecas): podem ser facilmente isoladas da membrana, pois encontram-se associadas por ligações electrostáticas fracas às partes hidrofílicas dos lípidos ou de proteínas integradas.

Proteínas Integradas (intrínsecas): estão fortemente ligadas às zonas hidrofóbicas dos lípidos, podendo mesmo atravessar a membrana de um lado para o outro - quando isto acontecem designam-se proteínas transmembranares.

 

 

 

Movimentos Transmembranares:

Osmose

Movimento das moléculas de água de um meio menos concentrado (hipotónico ou com menor pressão osmótica) para um meio mais concentrado (hipertónico ou com maior pressão osmótioca).

Quando os meios possuem igual concentração (isotónicos), estabelece-se uma situação de equilíbrio em que o fluxo de água que entra nas células é igual ao fluxo de saída.

Na sequência dos movimentos osmóticos, a célula pode:

  • perder água, diminuindo assim o seu volume celular. Nessa situação, a célula diz-se plasmolizada;
  • ganhar água, aumentando assim o seu volume celular e aumentado a pressão sobre a membrana/parede celular (pressão de turgência). Nesse caso, a célula diz-se túrgida.

No caso das células animais, a turgência pode conduzir, em situação limite, à ruptura da membrana celular (lise celular).

Não há gasto de energia - transporte passivo.

 

Fig. 1 - osmose

 

Difusão Simples

As moléculas de um soluto deslocam-se do meio de maior concentração para o meio de menor concetração (a favor do gradiente de concentração).

Quando se atinge um equilíbrio de concentrações, este movimento de moléculas não pára; no entanto, o número de moléculas que atravessa a membrana num sentido é aproximadamente igual ao que atravessa no sentido inverso.

A velocidade de movimentação do soluto é directamente proporcional à diferença de concentração entre os dois meios.

Não há gasto de energia - transporte passivo.

A difusão simples explica a movimentação através da membrana de pequenas moléculas apolares e de alguns iões.

 

Fig. 2 - difusão simples

 

Nota: A osmose e a difusão simples são processos não mediados, isto é, as substâncias, atravessam a membrana sem a intervenção específica de moléculas transportadoras.

 

Difusão Facilitada

As moléculas de um soluto deslocam-se do meio de maior concentração para o meio de menor concentração (a favor do gradiente de concentração) com a intervenção de proteínas transportadoras - permeases.

O processo de difusão facilitada efectua-se em três etapas:

  1. ligação da molécula a transportar à permease;
  2. alteração conformacional da permease, que permite a passagem da molécula através da membrana e a sua separação da permease;
  3. regresso da permease à sua forma inicial.

A velocidade de transporte da substância:

  • aumenta com a concentração do soluto;
  • mantém-se quando os locais de ligação das permeases estão ocupados (saturação), mesmo que a concentração aumente - velocidade máxima.

Não há gasto de energia - transporte passivo.

 

Fig. 3 - difusão facilitada

 

Transporte Activo

As moléculas ou iões de um soluto deslocam-se de um meio de menos concentração para um meio de maior concentração (contra o gradiente de concentração) com a intervenção de proteínas transportadoras - ATPases.

(Ao contrário do que acontece na difusão facilitada, as mudanças de forma na proteína transpotadora ocorrem devido à energia resultante da hidrólise de ATP. Nesta situação, as proteínas transportadoras comportam-se como enzimas - ATPases)

Mantém um grandiente de concentração entres os meios intracelular e extracelular.

Um dos exemplos mais estudados de tranporte activo é a bomba sódio e potássio.

Implica gasto de energia (ATP).

 

Fig. 4 - Bomba sódio e potássio

 

Nota: A difusão facilitada e o tranporte activo são processos mediados uma vez que as substâncias são transportadas por acção de proteínas transportadoras.

Após ter realizado os resumos acima feitos, fiquei mais esclarecida e apercebi-me que o meu principal problema era estudar as coisas fragmentadas, não vendo a biologia como um todo. Apesar de agora compreender bem toda a matéria que diz respeito à membrana plasmáticas, existem outras partes que ainda não estão tão «solidificadas».

A primeira matéria leccionada foi sobre o sistema nervoso e regulação nervosa. Fiz alguns apontamentos com o intuito de perceber tudo desde o ínicio para, caso me surgíssem dúvidas, poderem ser esclarecidas atempadamente.

 

Aqui deixo alguns deles resumos.docx (15,3 kB)

Ao longo do ano realizei todo um conjunto de resumos, pois é assim que eu estudo. Experimentei primeiro ler o livro e sublinhar as partes que considerava mais relevantes, no entanto, sentia necessidade de escrever para consolidar os conhecimentos. Quando os acabava de realizar, pedia que a minha mãe me ouvisse uma vez que eu lhe lia os resumos que fiz de forma a que fosse eu a professora e ela a aluna, pois eu assim tinha a oportunidade de explicar melhor as coisas e, caso surgissem dúvidas à minha mãe, eu tinha que ter capacidade para as esclarecer. Por último, tento sempre fazer alguns exercícios de testes intermédios e exames e ainda de livros de preparação para exame, no entanto, nem sempre os consigo realizar por falta de tempo.

Ao longo do 10º ano pensei que esta não fosse a melhor maneira de estudar para esta disciplina, no entanto, durante este ano lectivo 2010/2011, continuei com o mesmo método de estudo e a verdade é que as minhas notas, pelo menos durante o primeiro período melhoraram consideravelmente. No segundo período, no primeiro teste desci ligeiramente, mas a maior descida foi com a realização do teste intermédio. Estudei da mesma forma e mais à frente aparecerão os resumos que realizei porque pensei que seria o suficiente para, pelo menos, conseguir manter a nota. No entanto, e uma vez que o intermédio era à base de textos e relacionar esses mesmos textos com a matéria dada ao longo dos dois anos, sinto que não tenho a capacidade de, ao ler, analisar e interpretar os textos apresentados, relacioná-los com a matéria leccionada.

 

Eis os resumos que realizei ao longo do primeiro e do segundo período:

Res_Biol2.pdf (4,6 MB)
Res_Biol3.pdf (2,5 MB)
Res_Biol4.pdf (4,1 MB)
Res_Biol5(2).pdf (5 MB)